Sou Corredor-Pintor - experiência no Brasil e Grande-Boston EUA

Não tenham receio - meu trabalho é bom e por um preço justo.
LB PINTURAS - INTERNAS E EXTERNAS
44-3253-04320 - ou me procurem na Pista da UEM
nos nossos treinos - às terças e quintas-feiras, após 18 horas
na pista de atletismo da UEM - venha bater um papo.


Relembrando site antigo da acorremar
Luiz Bezerra
fatura sua primeira corrida de rua - a Rústica do Jardim São Silvestre em Maringá -
15/11/2001.


A manhã do feriado de quinta-feira no Jardim São Silvestre em Maringá estava agradável e a ameaça de uma chuvinha leve era tudo que os corredores de rua queriam no momento da largada da sexta edição da corrida no bairro - criada há alguns anos por um rapaz batalhador e atuante naquela região: o Gerson. A prova cresceu e hoje está incluída no calendário de eventos da Secretaria de Esportes do Município.

Esta é uma corrida tipicamente amadora e sem premiação em dinheiro, a luta pela vitória é intensa. Todos na largada sonham com as primeiras posições da categoria e levar um daqueles troféus expostos no podio armado ao lado da partida.


Após a largada, um grupo com dezenas de corredores segue embolado e coeso até a entrada da Av. Gastão Vidigal, momento em que uma dupla começa a abrir e manter uma pequena distância de vantagem dos demais. Um deles é o Luiz - o garçon voador, que conhece como ninguém as manhas do percurso, já que mora e treina na área, e há muito tempo sonha com a sua primeira vitória em uma corrida de rua.
Mais quem será esse tal de Odair que não desgruda do Luiz e parece que veio brigar pela vitória? Tentando seguir o ritmo, o iniciante e desconhecido dos corredores é um juvenil de Cruzeiro do Oeste, que sonha em ser como o seu grande ídolo e incentivador: o fundista olímpico brasileiro - Vanderlei Cordeiro de Lima, que nunca nega ajuda e orientação técnica e é o incentivador de vários atletas de rua em Maringá e região. Poucos metros atrás da dupla, um grande bloco que tem dezenas de corredores, vários com um conhecido uniforme vermelho (é bom vê-los de volta às corridas de rua: a tradicional e vencedora equipe do Corpo de Bombeiros, finalmente voltando a participar).

Será que esses caras vão começar a ganhar como antigamente?
Com esta dúvida na cabeça Luíz Bezerra resolveu criar coragem em frente ao antigo Aeroporto e quebrou o ritmo com um fartlek curto, abrindo 100 metros e ganhando confiança suficiente para completar a outra metade do percurso sozinho. Pela primeira vez como campeão Luiz cruzou a linha de chegada sob os aplausos da galera do jardim São Silvestre em 27:56. Pouco depois, Odair José garantiu o segundo lugar em 28:13, seguido de um outro juvenil - o Marcelinho (fominha) que correu e venceu a sua categoria na largada anterior. O quarto lugar ficou para José Carlos de Souza do Corpo de Bombeiro e a quinta posição para Rogério Garcia . Rosemary - esposa do marchador Luiz Fernando, começou bem e foi a primeira no feminino adulto.

Na batalha da categoria de veteranos, desta vez o metalúrgico Nivaldo Ribeiro levou a melhor e fechou em 30:20min. Ele teve que suar muito para derrotar o Edson Zoto que chegou bem próximo em 30:30. Durvalino garantiu mais um troféu em terceiro. Jaime foi o quarto e Cido (da pedra) o quinto. O professor Pimentel (sem muito tempo para treinar) mais uma vez prestigiou com a sua participação nesta categoria (os masters adoram chegar primeiro que o professor - um dos maiores atletas que Maringá já conheceu).

Teve muita criança participando das demais categorias. Na juvenil Marcelinho foi o campeão, seguido do Rodrigo. Na infanto Tiago venceu seguido do André e do João Paulo em terceiro.